terça-feira, 2 de abril de 2013

Góes e secretária fazem vistorias em postos de saúde no Rincão

Balneário Rincão (SC) - Quatro postos de saúde e duas unidades básicas receberam no início da tarde desta terça-feira (02/04) o prefeito do Balneário Rincão, Décio Góes e a Secretária de Saúde, recém-nomeada, Maria Teresa Zanini. O Secretário de Saúde de Içara, Lauro Nogueira, acompanhou o roteiro que levantou as principais necessidades desses locais e deu norte para os primeiros encaminhamentos. No local que abriga a Secretaria de Saúde, por exemplo, a comissão encontrou a farmácia fechada, sem profissionais para encaminharem os medicamentos.

O Posto de Saúde do bairro Barra Velha, concluído há dois anos, tem atualmente 700 famílias cadastradas. A estrutura conta com uma enfermeira, uma técnica e três agentes de saúde. Já o posto do centro foi encontrado em condições precárias. Apesar de ter 970 famílias cadastradas, apenas 20 consultas são realizadas por dia, sem atendimento no horário vespertino.

Os secretários e o prefeito também visitaram a construção do Posto de Saúde da Lagoa dos Freitas, projetado para ser concluído em junho. “Algumas estruturas podem ser aproveitadas, outras precisam ser revistas. No que se refere a infraestrutura, considero que a situação está satisfatória. Mas, falta recursos humanos e materiais”, considerou a secretária, que enalteceu a disponibilidade do secretário, de passar o dia com a equipe do Rincão levantando a situação dos postos.

“Agora o próximo passo é regularizar os pontos mais críticos, como o atendimento à população e a atenção básica. Vamos encaminhar as demandas represadas, garantir os serviços básicos para depois rever as especialidades”, acrescentou, ainda, Maria Teresa. O prefeito considerou positivo o levantamento e falou sobre os próximos encaminhamentos.

“Programei a vistoria para hoje por que coincidiu com o anúncio da Secretária de Saúde. Queremos regularizar todo o sistema de atenção básica, colocar os Programas de Saúde da Família em funcionamento, com foco na saúde preventiva. No segundo momento, vamos analisar as possibilidades de convênios com o Governo Federal e Estadual para ampliar o leque de serviços saúde que será oferecido para a população”, elencou Décio, que também fez planos para o futuro. “No lugar do posto de saúde do centro, pensamos num Centro de Especialidades, uma Policlínica que estará integrada com a academia ao ar livre”, pontuou.

Texto: ASSESSORIA DE IMPRENSA Foto: DIVULGAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário